LÍNGUA PORTUGUESA

              
     Atividades de revisão ortográfica

Assistam ao vídeo antes de realizarem as atividades abaixo:




Assistam ao vídeo antes de realizarem as atividades abaixo:




Vamos rever os usos dos porquês?



Uso do HAJA ou AJA, HOUVE ou OUVE
   





Vamos continuar aprendendo? Vejam os vídeos abaixo:











              Recuperação Paralela
             TEXTO DRAMÁTICO    
              



         



               Atividades 30 e 31
             Recuperação Paralela

Vamos aprender um pouco mais sobre carta do leitor?
Assistam ao vídeo e fiquem por dentro!


Lembraram as característica do gênero carta do leitor?
Agora, vejam o vídeo sobre o Dia da Consciência Negra, leiam o texto e realizem as atividades.

 



              

                   Atividades 28 e 29

              Recuperação Paralela
                           Resenha

Leia o texto abaixo e responda as questões:




Complementação das atividades 26 e 27
                 Lenda Urbana
Leia o texto:




                 
Complementação das atividades 23 e 24.


Assista ao vídeo e aprenda sobre o gênero textual "Lenda" 



 
  Complementação das atividades 21 e 22
 Vamos aprender um pouco mais sobre Texto Instrucional?
                  

        Assista ao vídeo e fique por dentro!

Agora, leia o texto e responda as questões:



              Atividade 21e 22 
Assista aos vídeos para realizar a atividade abaixo:
                     Texto Instrucional


verbo no modo imperativo




                       

                   Atividade 20
Assista ao vídeo para realizar a atividade abaixo:






Atividade 19



  
     
                            
                    Atividade 18











 

 



                      Atividade 14   
     

Assista ao vídeo e entenda melhor.


Assista ao vídeo e entenda melhor.



Entenda melhor sobre o assunto.

                

Atividade 13







                 

                      Atividade 12










                     

                      Atividade 11





   Assista aos vídeos e perceba as características do gênero.




veja outro vídeo


 Exemplo de autobiografia

                                           


Agora que você já conhece os gêneros textuais Biografia e Autobiografia, faça as atividades  da apostila. 



                        Atividade 10

Continuando: Texto Informativo.

                           Veja o vídeo








                  

                  Atividade  9



                                         






                                        
                   
   
                    Atividade  8

                                  



Só para relembrar!




  
                     Atividade 7











                   Atividade 6
Olá!
Vamos continuar aprendendo? 
Assista o vídeo e leia a HQ.




                      Atividade 5
Continuando o gênero "Notícia".

 Vamos relembrar verbos!

                                         
7)Retire do texto dois verbos  no pretérito e dois no presente, em seguida escreva o futuro de cada um.




                 Atividade 4
                          Texto I          
                  
 
Texto II
Veja os vídeos para melhorar seu entendimento sobre verbo.


Agora responda as questões abaixo:
              

                              Atividade 3
Vamos aprender mais sobre poema? Assista aos dois vídeos abaixo:
                            
                             Definição de poema e poesia
Definição do dicionário. De acordo com o dicionário Aurélio, poesia é a “Arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados”, enquanto poema é “Obra em verso ou não em que há poesia”.
                                                                           https://www.estudopratico.com.br/poema-e-poesia-qual-a-diferenca/
Leia o poema e responda as questões abaixo:
UMA ESCOLA DIFERENTE
CONHECI UMA ESCOLA
ONDE OS ALUNOS ERAM DIFERENTES.
ERA ESCOLA DE ANIMAIS.
E TODOS ERAM FREQUENTES.

CADA UM TINHA UM HÁBITO.
CADA UM TINHA UM NOME.
A PROFESSORA ERA COMPETENTE.
ERA A ONÇA CHAMADA IONE.

OS ALUNOS DISCIPLINADOS
ERAM MAMÍFEROS, RÉPTEIS E AVES.
O LEÃO, JOÃO GRANDÃO
E A ZEBRA MARIA CHAVES.

TINHA O CAMELO CHAMADO RABELO,
A COBRA RITA MILOCA,
A GALINHA DONA LAZINHA,
E A COELHA SANDRA JANOCA.

TODOS OS SEIS ERAM APRENDIZES
DE ARTES, BOAS MANEIRAS E CULINÁRIA.
E SEMPRE APLICAVAM AS LIÇÕES
EM SUA VIDA DIÁRIA.
                                                                                       GRAÇA BATITUCI
COMPREENSÃO DE TEXTO
    1) Quantos versos há no texto?
    2) Quantas estrofes há no texto?
    3) Qual é o tema principal?
    4) Quais disciplinas os alunos aprendiam?
    5) Por que esta era uma escola diferente?
    6) Quais palavras rimam?
  7) Com suas palavras defina poema e poesia.

       Relembrando a pontuação.

      Pontuação é a utilização de sinais gráficos para auxiliar a compreensão da leitura. Os sinais de pontuação são:

Ø  (.) Ponto final: que aponta o final de uma frase.
Ø  (,) vírgula: indica uma pausa na leitura ou separa elementos.
Ø  (:) Dois pontos: é usado para iniciar uma explicação.
Ø  (;) Ponto e vírgula: indica uma pausa maior que uma vírgula.
Ø  (?) Ponto de interrogação: é colocado no final da frase e indica uma pergunta.
Ø  (!) Ponto de exclamação: mostra espanto, admiração, surpresa, etc.
Ø  (-) Travessão: usamos no início de diálogo ou para destacar partes de uma frase.

Exercício

1)     Pontue as frases abaixo adequadamente:
a)     Maria e Joana foram ao teatro
b)     Camila comprou uma calça uma blusa e uma sandália
c)     Que dia é hoje
d)     Olha que carro lindo
e)     Mamãe disse
Você já almoçou
f)      Que filme maravilhoso
g)     Não vou ao cinema
h)     Carlos venha almoçar   
                                        https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-lingua-portuguesa-pontuacao-4o-ou-5o-a 
   
                                            

                         Atividade 2 
  
                 
                               RESGATANDO O CONHECIMENTO COTIDIANO


1.    Você gosta de ler?
2.    Você já leu ou gosta de ler contos? Se sim, quais você já leu?
3.    Você sabe quais são os tipos de contos?
4.    Você conhece, por exemplo, os contos Cinderela,Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve?
5.    Você conhece um conto em que a personagem fica presa em uma torre e tem uma trança enorme?
6.    Como são, normalmente, as personagens dos contos citados?
7.    Dos contos que você conhece que personagem você gostaria de ser?Por quê?
8.    Identifique as imagens abaixo, a quais histórias elas pertencem?
                                          http://www.qnlsaojudas.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/5/2130/209/arquivos/File/textos/cleunice/modelo_didatico.pdf
9) Você conhece a história de João e Maria?
                                                          João e Maria
João e Maria eram filhos de lenhadores muito pobres. Só comiam pão duro e por isso seus pais resolveram abandoná-los no bosque.
Naquela noite, João esperou que todos se deitassem e, sem fazer barulho, se levantou e encheu o bolso com muitas pedrinhas.
Na manhã seguinte todos foram ao bosque. João caminhava atrás e ia jogando as pedrinhas no chão.  Assim voltaram seguindo o rastro.  Passados alguns dias, os pais resolveram novamente abandonar as crianças e João teve que deixar migalhas de seu pedaço de pão.
À tarde, quando quiseram voltar para casa, não conseguiram porque os passarinhos haviam comido todas as migalhas de pão.
João e Maria ficaram muito assustados e, mortos de medo, foram seguindo por um caminho que os levou a uma casinha lá longe.
Quando chegaram a ela, descobriram que não era igual às outras casas. Era uma casinha toda feita de doces.
 - Que delícia! Hum! – disseram.
Logo apareceu na porta uma velhinha meio esquisita. Seu nariz era grande e pontudo. Convidou-os para entrar, prometendo surpresas.
A surpresa foi muito triste. A velhinha era uma bruxa e colocou João dentro de uma jaula e fez Maria limpar a casa.
A bruxa estava preparando um caldo onde iria cozinhar João. Quando foi ver se o caldo estava bom, se debruçou sobre o caldeirão e Maria a empurrou.
Maria tirou João da jaula e juntos encontraram um grande tesouro na casa da bruxa e ricos voltaram para casa onde seus pais arrependidos os receberam muito felizes.
                                LÓPEZ, Francesc.(adaptação). João e Maria. São Paulo: Editora Siciliano, /
a)    Para quem você acha que o texto foi escrito? 
     b)    Que outras pessoas poderiam ler um texto como este? 
     c)    Para que você acha que o texto foi escrito? Ou seja, qual é o objetivo do texto?
10) Como você já sabe o que é adjetivo, então retire do texto três adjetivos e escreva a que substantivo cada um se refere.

Relembrando - sinônimo e antônimo

Sinônimo é uma palavra que possui o significado semelhante a outra e antônimo é uma palavra que tem significado contrário a outra. A diferença entre sinônimos e antônimos é o significado das palavras ao serem comparadas: nos sinônimos eles são aproximados e nos antônimos são opostos.                                                       https://www.significados.com.br/sinonimos-antonimos/                       
11) Complete as frases abaixo, utilizando o sinônimo das palavras entre parenteses:
a)A professora _______________ o livro. (achar)
b)Márcia comprou roupas brancas pois ela gosta de cores _______________ (alvas)
c)Um dia _______________ um passarinho no meu quintal. (surgiu)
d) Meu amigo pediu _______________ para fazer a lição de casa. (ajuda)
 e) Hoje esfriou _______________. (bastante)
f) O cachorro está _______________. (tranquilo)
g) Pedro ganhou um robô e ficou _______________. (alegre)
h) O bebê aprendeu a _______________. (andar)
i) A enfermeira _______________ o médico. (auxilia)
j) O carro está fazendo muito _______________. (barulho)
12) Complete as frases abaixo, utilizando o antônimo das palavras entre parenteses:      
a) Renato _________________________ a garrafa térmica. (abriu)
b) O menino _______________________ a pipa. (prendia)
c) O homem _______________________ levou a carroça. (fraco)
d) Aquele prédio é muito __________________. (baixo) 
e) Marcelo é um menino ___________________. (triste)
f) Esta casa é muito _____________________. (grande)
 g) A rua da minha casa é bem ___________________. (estreita)
h) No shopping tem _____________ coisa para vender. (pouca)
i) O dia está _______________. (frio)
j) Eu tenho uma mala muito ____________.( leve)                                 
sites relacionados
 https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-lingua-portuguesa-sinonimos-4oou-5o-ano/  
https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-joao-e-maria-5o-ano  
Atividades práticas: https://www.ahoradecolorir.com.br/2017/09/exercicios-com-sinonimos-e-antonimos-4.html

                          

                        Atividade 1


TEXTO: DIÁRIO DE UM BANANA
                 

O trecho do diário que você vai ler é fictício, isto é, foi criado por um escritor como um recurso para contar a história de Greg, um estudante do 6º ano que tem de enfrentar o maior desafio de sua vida: sobreviver na escola. Ele encontra diferentes maneiras de lidar com os valentões do colégio e com os problemas na família.
 Quinta-feira
Estou tendo um problema sério em me acostumar ao fato de que o verão acabou e eu tenho que me levantar todo dia de manhã para ir à escola!
Meu verão não começou muito bem, na verdade, graças ao meu irmão mais velho, Rodrick.
Uns dois dias depois do começo das férias de verão, Rodrick me acordou no meio da noite. Ele me disse que eu tinha dormido o verão inteiro, mas que, por
sorte, tinha acordado bem a tempo para o primeiro dia de aula.
Você pode achar que eu fui muito burro de cair nessa, mas o Rodrick estava vestindo as roupas de escola dele e adiantou o meu despertador para
parecer que era de manhã. Além disso, ele fechou as cortinas para eu não ver que ainda estava escuro lá fora.
[...]

Mas eu devo ter feito muito barulho porque, quando vi, o papai tinha descido e estava gritando comigo por comer Sucrilhos às 3:00 da manhã.

Levou um minuto para eu me dar conta do que diabos estava acontecendo.
Depois disso, eu contei pro papai que o Rodrick tinha pregado uma peça em mim e que era ELE quem devia estar levando a bronca. Meu pai desceu para o quarto do Rodrick e eu fui junto. Não via a hora de vê-lo levar o que merecia.

Mas o Rodrick tinha disfarçado bem as coisas. E acho que até hoje o papai pensa que eu tenho um parafuso solto ou coisa do tipo.

Jeff Kinney. Diário de um banana: um romance em quadrinhos. São Paulo: Vergara & Riba, 2008. v.1.
Fonte: Livro: JORNADAS.port – Língua Portuguesa - Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho – 6º ano – Editora Saraiva. p.14 a 17
                                                       https://armazemdetexto.blogspot.com/2019/07/texto-diario-de-um-banana-jeff-kinney.html

Explorando o Texto

  1)   Quem são as personagens mencionadas nesse trecho do diário?
  2) Existe um acontecimento que é assunto principal nessa página do diário de Greg.
  a) Qual é esse acontecimento?
  b)  Que fez Rodrick para enganar o irmão?
   c)   Quando o garoto percebeu que fora enganado?
  d)   De acordo com Greg, por que o pai se irritou com ele? Que trecho mostra isso?
  e)   O pai castigou o irmão mais velho? Por quê? 
  3)   Releia o primeiro parágrafo:

     Estou tendo um problema sério em me acostumar ao fato de que o verão acabou e eu tenho que me levantar todo dia de manhã para ir à escola.

a) A quem se referem as palavras me eu?
b)   Portanto, qual das personagens é o autor do diário?
c)   Essa personagem é também autora do livro Diário de um banana? Como você chegou a essa resposta?
4)   Com base no caso contado por Greg, como o leitor desse diário pode imaginar o relacionamento entre os dois irmãos?
5)   Greg conta esse caso no dia em que ele aconteceu? Como você chegou a essa conclusão?
6)   O que você acha de pessoas que pregam peças nos outros, ou seja, enganam os outros? Justifique. 
7)   Você já viveu uma situação semelhante, em que tenha sido acusado de algo que não fez? Se isso aconteceu, conte.
Ortografia
8) Observe a ortografia correta das palavras:
privilégio – disenteria – programa - mortadela – mendigo - beneficente –caderneta -problema
Empregue as palavras acima nas frases:
a) O.....................teve..............................porque comeu...........................estragada.
b) O superpai protegeu demais seu filho e este lhe trouxe um.......................:    sua..............................escolar indicou péssimo aproveitamento.
c) A festa.........................teve um bom..........................e, por isso, um bom aproveitamento.
9) Complete as lacunas com as seguintes formas verbais:
HOUVE: passado do verbo haver - OUVE: presente do verbo ouvir
a) O menino ..............muitas recomendações de seu pai.
b) ..............muita confusão na cabeça do pequeno.
c) A criança não....................a professora porque não a compreende.
d) Na escola.................festa do Dia do Índio.
10)  Leia atentamente as palavras:
trouxemos
exercícios
táxi
executarei
exibir-se
oxigênio
exercer
proximidade
tóxico
extensão
existir
experiência
êxito
sexo
auxílio
exame
Separe as palavras em três seções, conforme o som do X:
Som de Z                      Som de KS                         Som de S:
11) Preencha as lacunas com
MAS = PORÉM    /    MAIS = INDICA QUANTIDADE    /    MÁS = FEMININO DE MAU
a) A mãe e o filho discutiram, ...........não chegaram a um acordo.
b) Você quer..............razões para acreditar em seu pai?
c) Pessoas..................deveriam fazer reflexões para acreditar ........... na bondade do que no ódio.
d) Eu limpo,................depois vou brincar.
e) O frio não prejudica................o Tico.
f) Infelizmente Tico morreu, ..............comprarei outro cãozinho.
g) Todas as atitudes .............devem ser perdoadas,...........jamais ser repetidas, pois, quanto....................se vive,..................se aprende.
12) Preencha as lacunas com:
HÁ - indica tempo passado   /   A - tempo futuro e espaço
a) A loja fica....... poucos quilômetros daqui.
b)................instantes li sobre o Natal.
c)...............três dias que todos se preparam para a festa do Natal.
d) Esse fato aconteceu ....... muito tempo.
e) Os alunos da escola dramatizarão a história do Natal daqui ......oito dias.
f) ........ dois quarteirões existe uma bela árvore de Natal. 
13) Leia o quadro e responda:
FormaEmpregoExemplos
Por queEm frases interrogativas (diretas e indiretas)
Em substituição à expressão "pelo qual" (e suas variações)
Por que ele chorou? (interrogativa direta)
Digam-me por que ele chorou. (interrogativa indireta)
Os bairros por que passamos eram sujos.(por que = pelos quais)
Por quêNo final de frasesEles estão revoltados por quê?
Ele não veio não sei por quê.
PorqueEm frases afirmativas e em respostasNão fui à festa porque choveu.
PorquêComo substantivoTodos sabem o porquê de seu medo.
                                                                            https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono26.php
                                                                         http://profhelena4e5ano.blogspot.com/2011/02/ortografia.html
Use por que por quê porque porquê :
a) ............................ninguém ri agora?
b) Eis o .......................  ninguém ri.
c) Ela não aprendeu, .........................?
d) Aproximei-me .....................todos queriam me ouvir.
e) Creio que vou melhorar.........................estudei muito.
f) O.......................... do seu cinismo é difícil de ser compreendido.
g) ....................... os índios estão revoltados?  


Após realizar as atividades, escreva nos comentários o que você aprendeu

10 comentários:

  1. o que eu aprendi muita coisa que eu não sabia

    ResponderExcluir
  2. gostei de todas as atividades todas sao lindas kkk

    ResponderExcluir
  3. Essa atividade sobre a entrevista, gostei muito, essa atividade da entrevista é muito legal. Gostei muito

    Luan Pablo 5b

    ResponderExcluir
  4. Atividade14 gostei muito dessa entrevista,gostei bastante de conhecer a vida de Tina Lopes.
    Maria Antonietta 5b

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante a entrevista de Tina Lopes , e gostei de aprender mais sobre como é a estrutura de uma entrevista.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ATV 14 adorei conhecer essa entrevista e adorei conhecer o gênero noticia é reportagem é muito importante para nossa vida é para quem quer virar jornalista

    ResponderExcluir
  7. Sábado Letivo 07/11/2020 - curta-metragem Uma Linda História.
    O mundo do personagem era sem cor, sem vida. Ele só mudou depois que conheceu a biblioteca, os livros tinham vida interagiam com ele assim pode conhecer outros lugares através da imaginação. Ele reviveu um livro que nunca mais foi lido, quando ele ficou mais velho ele escreveu um livro sobre uma mulher partindo, no final do curta metragem ele vai embora também, porem uma menina vê o livro que ele havia escrito. Minha conclusão sobre o curta é de que não é preciso muito dinheiro para se viajar, basta um bom livro e você viajará com a imaginação.

    ResponderExcluir